A GMAT – Gerência de Implantação de Melhoria no Atendimento - GMAT/DERAT, por ser o órgão gestor do SARA – Sistema de Automação da Rede de Atendimento, é responsável por dar suporte funcional de 3° Nível à Rede de atendimento e de prover as Superintendências de ferramentas e informações para auxiliá-los no suporte 2° Nível junto às unidades. Dentre essas ferramentas e/ou informações, destacamos o GSS - Gestão de Suporte de Sistemas.
O GSS é uma ferramenta WEB desenvolvida para atender à necessidade dos suportes com maior rapidez e segurança. Essa ferramenta dispõe de opções de contingências desenvolvidas para dar suporte aos sistemas de atendimento. Abaixo alguns benefícios do GSS:
• Login Único Id Correios;
• Menu Dinâmico por Perfil;
• Registro de Log/Consulta das transações;
• Agilidade no desenvolvimento de novas opções;
• Independência ao Suporte Funcional;
O objetivo deste guia é a organização das informações necessárias à correta utilização do GSS numa linguagem uniformizada e simples para garantir o entendimento do público-alvo.
O login utilizado no GSS será a matrícula e senha de rede. O usuário deverá estar habilitado previamente, as opções serão apresentadas de acordo com o perfil do usuário.
• SARA
• MDV
• AGENCIA
• TERMINAL
• USUÁRIOS
• CLIENTE
• BDF
Ativa a unidade para a data corrente, no dia seguinte o cadastro do órgão é atualizado conforme dados do ERP. Somente será possível ativar a unidade pontualmente se a unidade estiver com o movimento fechado.
Essa opção é utilizada para ajuste de estoque ou de saldo pendente na unidade.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Ativa o CBP na unidade para a data corrente, no dia seguinte o cadastro do órgão é atualizado conforme dados do ERP. Somente será possível ativar o CBP pontualmente se a unidade estiver com o movimento fechado.
Essa opção é utilizada para ajuste de saldo pendente na unidade.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Utilizada para consultar as unidades sem movimento na data informada, no resultado é apresentado a data do último movimento fechado, que pode ser anterior ou posterior a data informada.
Dados solicitados:
Superintendência/SE
Data do Movimento
Utilizada para consultar as unidades com movimento aberto no período informado por superintendência. Caso não seja informado a data inicial/final, a consulta retornará todas as unidades com movimento aberto com data retroativa a data atual.
Dados solicitados:
Superintendência/SE
Datas do Movimento (Data Inicial/Data Final)
Utilizada para consultar as unidades com movimento aberto na data corrente.
Dados solicitados:
Superintendência/SE
Utilizada para consultar os dados de cadastro da unidade no SARA.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Utilizada para agendar a alteração do DH da unidade em uma data especifica, essa alteração será válida somente para a data agendada, no dia seguinte os DH será atualizado com os dados do ERP.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
DH Postagem
Utilizada para implantar a unidade no SARA, no campo matrícula do operador deverá ser informado a matrícula do usuário cadastrado com o perfil CRE no STO/MCU a ser implantado.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Matrícula do Operador
Utilizada para agendar a habilitação pontual da unidade no SARA para trabalhar sábado ou domingo. A habilitação será válida somente para a data do agendamento, no dia seguinte o cadastro da unidade será atualizado com o cadastro do ERP.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Data
Utilizada para agendar a habilitação das unidades de uma SE especifica, no SARA, para trabalhar sábado, domingo ou feriado. A habilitação será válida somente para a data do agendamento, no dia seguinte o cadastro da unidade será atualizado com o cadastro do ERP.
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Utilizada para consultar todos os agendamentos ativos programados por meio do GSS.
Dados solicitados:
Interface de
Início Busca
Final Busca
Utilizada para verificar se o movimento do terminal está aberto ou não. Principalmente para detectar se um terminal foi fechado no SARA e continua aberto no SAF (ou vice-versa).
Dados solicitados:
Unidade (STO/MCU)
Utilizada para consultar informações (STO, número do pinpad, etc) do terminal, facilitando a procura de determinado macadress que se encontra cadastrado, porém não é visualizado no SARA, isso porque, quando a unidade do terminal não possui REOP (REVEN) o SARA não permite a visualização do terminal.
Dados solicitados:
MACADRESS
OBS.: Informe o macadress (em maiúsculo e com os traços):
Utilizada para consultar dados do terminal SITEF, ou seja, terminais aptos a transacionar cartões de crédito/débito.
Dados solicitados:
Número do Terminal SITEF
Utilizada para consultar todos os terminais cadastrados para determinada Unidade.
Dados solicitados:
Unidade
Esta funcionalidade permite cadastrar uma REOP/REVEN temporária para determinado STO. Esse cadastro é utilizado para que seja possível visualizar os terminais cadastrados para esta unidade no SARA.
Dados solicitados:
Unidade
Altera a lotação do usuário no SARA. O usuário não pode estar associado a um cartão.
Dados solicitados:
Matricula do Usuário
Unidade Destino
Desbloqueia a sessão do usuário, utilizada quando aparece a mensagem “Usuário já se encontra logado em outro terminal no SARA. Este problema acontece quando o usuário ao estar logado no SARA sai de forma brusca.
Dados solicitados:
Matrícula ou CPF
Utilizada para corrigir o problema da desassociação de cartão do caixa após recolher todos os produtos.
Dados solicitados:
Matrícula ou CPF
Utilizada para reativar o funcionário demitido para que a Unidade possa recolher todos os seus produtos e/ou realizar ajustes de saldo e posteriormente desassociar o cartão do mesmo.
Dados solicitados:
Matrícula do Operador
Unidade do Operador
Matrícula do Autorizador
Utilizada para corrigir o problema quando aparece a mensagem “Usuário ou Senha Inválidos”, principalmente com relação a volante/itinerante (usuários lotados numa Unidade, prestando serviços em outra).
Dados Solicitados:
Matricula do Usuário
Matricula do Executor
Número da OS
Libera o acesso ao SARA para empregado em período de férias.
Dados Solicitados:
Matricula do Funcionário
Matricula do Autorizador
Altera a lotação do Adm. Regional e Adm. Nacional.
Dados solicitados:
Matricula
Unidade Destino
Utilizada para corrigir nome de empregado cadastrado incorretamente.
Dados solicitados:
Matricula ou CPF
Consulta unidade de cadastro do cliente. Essa opção é utilizada para verificar onde foi feito o cadastro do cliente para que seja possível a sua transferência ou a alteração do endereço.
Dado solicitado:
Identificação do Cliente (CPF ou CNPJ)
Altera a unidade de vinculação do cliente. Utilizada para permitir que outra unidade altere os dados do cliente quando solicitado pelo próprio cliente. Somente é possível alterar a vinculação de clientes que não tenham caixas postais assinadas ou quando a assinatura da caixa postal é na unidade de destino.
Dado solicitado:
Identificação do Cliente (CPF ou CNPJ)
Unidade Destino
Utilizado para corrigir o problema da vigência da caixa postal.
Dados solicitados:
Unidade
PIB do Bloco
Caixa Postal
Início Locação
Final Locação
Utilizada para liberar uma Caixa Postal para assinatura, ou para transferência entre caixas postais no mesmo bloco.
Dados Solicitados:
Unidade
Caixa Postal a limpar
PIB do Bloco a limpar
Caixa Postal a Preencher
PIB do Bloco a Preencher
Esta opção é utilizada para inserção do Valor a Recolher no campo Recolhimento de Numerário de usuários de AGF quando há valor positivo no demonstrativo e este não é apresentado na tela de recolhimento.
O ajuste feito nessa opção não altera o saldo da unidade.
Dados solicitados:
CPF
Valor a ajustar
Consulta o Saldo SARA/BP do caixa. Utilizado quando o SARA apresenta erro de saldo no fechamento do caixa.
Dados solicitados:
Terminal
Matrícula ou CPF
Cancela Recolhimento de Numerário pendente do Caixa para o CRE quando o caixa fechou antes do aceite e o CRE não consegue aceitar ou cancelar o recolhimento pendente.
Dados solicitados:
Matrícula/CPF
Consulta as contas bancarias ativas na unidade informada.
Dados solicitados:
Unidade
Utilizada para fechar atendimento vazio no caixa quando ao tentar finalizar um atendimento o SARA apresenta a mensagem “Erro ao finalizar o atendimento vazio”.
Dados solicitados:
Matrícula/CPF do Operador
Unidade do Operador
Utilizada para desativar uma conta bancaria ativa na unidade informada.
Dados solicitados:
Unidade
Conta
Utilizada para alterar datas de comercialização, consignação e devolução de produtos no cadastro de Critérios de Remuneração de AGF.
Opção utilizada somente para AGF.
Dados solicitados:
Produto
Nova Data
Tipo de Data
Dados solicitados:
Matricula/CPF
Unidade
Data
Utilizada para consultar o cadastro da Telesena.
Dados solicitados:
Código Telesena
Utilizada para consultar documentos fiscais de suprimento quando não estiverem disponíveis no SARA para recebimento.
Dados solicitados:
Unidade
Utilizada para consultar etiquetas e comprovantes no SARA.
Dados Solicitados:
Produto
Faixa Inicial
Faixa Final
Esta opção é utilizada para exclusão de determinada faixa de etiquetas no Sara, com ou sem reaproveitamento. A limpeza será com reaproveitamento se for possível a Unidade reutilizar as etiquetas. Sem reaproveitamento as etiquetas serão limpas do estoque da Unidade ou usuário, porém, permanecerão na Faixa SARA e Produto Faixa – Utilizada ou Cancelada.
Dados Solicitados:
Produto
Faixa Inicial
Faixa Final
Reaproveitamento (Sim/Não)
Utilizada para consultar os dados de Origem e Destino da Etiqueta (Postagem).
Dados Solicitados:
Etiqueta
Utilizada para limpar as etiquetas
“presas”
Dados Solicitados:
Unidade de Destino
Documento GRP
Data da Solicitação GRP
.
OBJETOS POSTAIS –
OPÇÕES DISPONÍVEIS
Utilizada para baixar o objeto interno cadastrado e pendente de entregue/baixa, nesse caso é gravado o motivo de baixa Outros e o evento não vai para o SRO. Utilizado quando o usuário já realizou a entrega ou baixa do objeto no SRO.
Dados solicitados:
Etiqueta
Limpa a baixa do objeto interno para que a unidade consiga realizar a entrega interna ou nova baixa, lembrando que a alteração é feita somente no SARA, ou seja, o evento anterior continuará no SRO.
OBS: Essa opção não exclui o cadastro do objeto interno e sim o disponibiliza para nova baixa/entrega.
Dados Solicitados:
Etiqueta
Exclui o cadastro do objeto interno baixado a mais de dois anos, utilizado para situações de etiquetas que foram reiniciadas e que a unidade precisa realizar um novo cadastro de objeto interno com a mesma etiqueta já cadastrada há mais de dois anos.
Lembrando que a exclusão é feita somente no SARA, ou seja, o evento anterior continuará no SRO.
Dados Solicitados:
Etiqueta
Troca o código cadastrado na entrega interna. Utilizado quando o usuário cadastra o código do serviço errado para o objeto interno.
Dados solicitados:
Etiqueta
Serviço Errado
Serviço Correto
Unidade
Matricula Autorizador
Utilizada para consultar os dados da postagem do objeto informado.
Dados solicitados:
Etiqueta
Deverá ser utilizada para excluir Lista de Registro suspensa no SARA expedidor, cujos objetos contidos na lista já tenham sido expedidos no SRO.
OBS: Somente é possível excluir listas suspensas.
Dado solicitado:
Código da Lista
Deverá ser utilizada para excluir Nota de Despacho suspensa no SARA expedidor.
Dado solicitado:
Código da Nota
LISTA DE POSTAGEM –
OPÇÕES DISPONÍVEIS
Consulta se o objeto interno pertence à uma Lista de Postagem Pendente (PLP ou Arquivo);
Dados solicitados:
Número do Objeto
Consulta os objetos vinculados à Lista de Postagem Pendente (PLP ou Arquivo);
Dados solicitados:
Número da Lista
Exclui Arquivo/PLP incorporado e pendente de postagem quando a unidade não consegue excluir via aplicação SARA, essa exclusão não isenta a unidade de regularizar a postagem/faturamento do objeto, quando for o caso.
Dados solicitados:
Número da Lista
Consulta listas, PLPs ou Arquivos pendentes no SARA na tela de Grandes Postagens, ou seja, apenas incorporados e não postados.
Dados solicitados:
Unidade
PRODUTO ESTOQUE –
OPÇÕES DISPONÍVEIS
Utilizada para realizar a regularização de estoque conforme Guia Regularização de Estoque. Esse ajuste é restrito à GMAT/DERAT e será feito após analise do Processo no SEI.
Dados solicitados:
Agencia
Produto
Quantidade
Tipo de Ajuste (Incluir/Exluir)
Documento SEI
Utilizada para consultar o Recebimento/Recolhimento de produtos da Unidade para outra Unidade ou CD Oeste/Leste.
Dados solicitados:
Unidade
Data do Movimento
Utilizada para consultar as movimentações de produtos dos Caixas para o CRE e do CRE para os Caixas
Dados solicitados:
Matrícula
Unidade
Data do Movimento
Esta funcionalidade permite cancelar as GRP/GSRP que estão pendentes e que não seja possível receber ou cancelar no SARA.
Dados solicitados:
Número do Movimento
Utilizada para consultar a posição do Estoque da Unidade.
Dados solicitados:
Unidade
MÁQUINA DE FRANQUEAR
– OPÇÕES DISPONÍVEIS
Utilizada para efetuar o desbloqueio da Máquina de Franquear bloqueada no SARA.
Dados solicitados:
Matrícula da Máquina
Unidade
Matrícula do Autorizador
OS
Utilizada para identificar os dados da Máquina de Franquear e a unidade a qual ela está vinculada.
Dados Solicitados:
Máquina de franquear
Corrige o valor do Contador Máximo da Máquina de Franquear, o contador Maximo deverá conter 10 (dez) vezes o nº 9 ex:9999999999.
Dados Solicitados:
Matrícula da Máquina
Valor Máximo Contador
Matrícula do Executor
Utilizada pela área financeira para ajuste de contadores da Máquina de Franquear no SARA.
Dados Solicitados:
Matrícula da MF
Valor Usado Inicial
Valor Disponível Inicial
Utilizada para consultar os registros da Máquina de Franquear no SARA e verificar se há registros com valores zerados, caso haja será necessário excluí-los.
Dados Solicitados:
Matrícula da Máquina
LOG DE TRANSAÇÃO –
OPÇÕES DISPONÍVEIS
Utilizada para consultar log de operações executadas no GSS por matrícula.
Dados Solicitados:
Matrícula
Início Busca
Final Busca
Utilizada para consultar log de operações executadas no GSS por Funcionalidade.
Dados Solicitados:
Funcionalidade
Início Busca
Final Busca
Utilizada para gerar o BDF da unidade na data informada quando este não foi gerado automaticamente pela interface.
Dados Solicitados:
Unidade
Data do Movimento
Utilizada para consultar comprovantes no SARA.
Dados Solicitados:
Comprovante
Faixa Inicial
Faixa Final
Utilizada para incluir comprovante no estoque da unidade, essa opção foi criada devido à impossibilidade de entrada desse insumo por meio dos documentos fiscais e/ou de GRP/Pauta.
Dados Solicitados:
Cod. Comprovante
Faixa Inicial
Faixa Final
Unidade
Ø SARA EXPEDIDOR
Utilizada para alterar a sigla dos lacres das Listas de Registro e Nota de Despacho para permitir o uso de lacre repetido.
Dados Solicitados:
Data do Disparo
Utilizada para retornar o status de expedição do objeto para S quando, por alguma inconsistência o SARA altera o status para L ou D sem vincular o objeto a nenhuma lista de registro ou nota de despacho.
Dados Solicitados:
Data do Disparo
Utilizada para alterar o status de expedição do objeto para L ou D quando, por alguma inconsistência o SARA mantem o status com S mesmo o objeto tendo sido expedido com sucesso.
Dados Solicitados:
Data do Disparo
Utilizada para retornar a lista de postagem para a tela antiga de Grandes Postagens.
Dados Solicitados:
Data do Disparo
Utilizada para desabilitar as unidades terceirizada para trabalhar sábado, domingo ou feriado. Essa contingência é utilizada para forçar o fechamento quinzenal quando solicitado pela CEFIN.
Dados Solicitados:
Atributo a Desabilitar
• Desabilitar Abertura Sábado
• Desabilitar Abertura Domingo
• Desabilitar Abertura Feriado
Utilizada para atualizar os dados de contratos atualizados no ERP e não migrados para o SARA.
Dados Solicitados:
Contrato
Código Administrativo
• CONSULTA AMBIENTES
• CADASTRAR UNIDADE
• CONSULTAR UNIDADE
• CONSULTAR TERMINAL ATIVO
Ø Consulta Ambiente – Opção restrita à área técnica
Utilizada para cadastrar a Unidade no MDV.
Dado solicitado:
Unidade
Utilizada para consultar a versão SARA ativa para a Unidade no MDV.
Dado solicitado:
Unidade
Utilizada para consultar terminais ativos no MDV para determinada Unidade.
Dado solicitado:
Unidade
Em caso de dúvidas ? sobre o GSS, pedimos acionar o DERAT via caixa postal: deratgmatsuporte@correios.com.br
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Gerência de Implantação de Melhoria no Atendimento
GMAT/DERAT/SUOPE/DIOPE
Fevereiro/2021